Galaxy s3 – Android, Personalização e mudanças da plataforma.

outubro 22, 2012 § Deixe um comentário


Falar de Android sempre carrega um grande estigma, principalmente para pessoas como eu, que se arriscaram nas primeiras versões da plataforma.

Meu primeiro Android foi Motorola Dext.  Apesar de ser um excelente aparelho, caiu num problema gravíssimo, a falta de atualizações por parte do fabricante. Após essa frustração com a plataforma, cai de vez no blackberry.

Comprei um aparelho barato mas que satisfazia todas as minhas necessidades, e tirando a falta de uma câmera boa, até que me satisfazia muito bem. Depois disso acabei voltando com uma perna para o mundo android, comprei um tablet com o honeycomb e que foi atualizado para as versões mais recentes, até o Jelly Bean atualmente.

A maturidade das versões mais novas, e o novo acordo de atualização firmado entre o google e as fabricantes me motivaram a voltar para essa plataforma. Busquei um celular que trouxesse uma câmera boa e uma capacidade de hardware robusta, que me fornecesse a possibilidade de brincar, descobrir e inovar. Inicialmente optei pelo Google Nexus (Galaxy X no Brasil) mas o aparelho chegou com um problema para carregar. Devolvi o aparelho depois de descobrir que era um problema recorrente, centenas de aparelhos estavam com o mesmo problema.

Depois desse incidente, acabei comprando um Galaxy S3 que está comigo faz quase um mês.

Possibilidades e mudanças na plataforma

Quem usou o Android até a série 2.x Gingerbread, pode esquecer, aquele sistema morreu. Desde o Icecream Sandwich a plataforma ganhou uma nova forma, uma postura madura voltada para qualidade de navegação do usuário.

Essa mudança de perspectiva é nítida para qualquer um que mexa no dispositivo. Em aparelhos mais robustos, com hardware agressivo, é impossível notar qualquer tipo de engasgo ou travamento. Tudo funciona da forma mais fluida possível.

Falando mais em relação ao aparelho, o S3 tem um hardware ridiculamente parrudo, um exagero. Na versão internacional (a que vende no Brasil) ele vem munido de um processador Quad-core e 1gb de ram, mais rápido que muito computador por ai. É muito fácil sentir a capacidade do aparelho, principalmente quando executando jogos mais pesados, que não fazem nem cócegas no desempenho.

Todos os celulares mais novos, tanto Android quanto Windows Phone 8 já vêm equipados com NFC, um dispositivo de transferência de dados por proximidade. Para transferir dados entre os aparelhos é só encostar um no outro e confirmar a transferência na tela. Sem precisar de rede wifi, bluetooth ou dados.

Tenho certeza que algumas galinhas pretas foram mortas na confecção dessa tecnologia.

O NFC também facilita leitura de cartões e tags, que podem conter ações ou informações salvas. Em um exemplo, as chaves das BMW, aquelas que você só precisa estar dentro do carro com ela para ele ligar, e os cartões de metrô que temos por ai, também são feitas com NFC.

Em alguns países você pode simplesmente comprar um App da operadora do Metrô e colocar seus créditos direto no aparelho.

Se preferir, pode utilizar a tecnologia para fins mais obscuros como roubar um BWM ou andar de metrô de graça.

Curiosamente o iPhone 5 não vem com NFC. E se você, macfag de carteirinha pensou “Não preciso de NFC, não uso mesmo”, se continuar com esse pensamento medíocre, esperando uma empresa ditar tudo o que você pode fazer ou não. Nunca vai usar mesmo.

Android é personalização

Se existe algo que seduz no Android, é a capacidade de personalização da plataforma. Praticamente tudo é modificável  você não é obrigado a ter nada do jeito que sai da loja. Não gostou do teclado? Temos outro. Não gostou da tela de desbloqueio? Fácil. Isso, nenhuma outra plataforma chega nem perto.

O Android é seu, com a cara que você quiser. O meu ficou assim:

Tela de Bloqueio – Widget Locker + Minimalistic Text

Area de Trabalho – Nova Launcher + Minimalistic Text 

Não sou muito fã do teclado padrão. O corretor ortográfico é até bom, mas existem opções muito interessantes disponíveis na loja de aplicativos. Optei pelo Switfkey, um teclado fantástico que analisa todas as suas mensagens do gmail, twitter e facebook para aprender a forma que você digita e palavras mais usadas para sugerir durante a digitação.

O corretor é tão poderoso que as vezes tenho a impressão de simplesmente pensar na palavra, digitar de qualquer jeito e o teclado corrigir magicamente para o que eu estava pensando. É assustador. Com essa facilidade, consegui substituir o teclado físico que tanto me agradava, digitando até mais rápido do que conseguia digitar por lá.

O vídeo do fabricante mostra essa maravilha funcionando:

A personalização vai ainda mais afundo quando tratamos do comportamento do aparelho.

Existem alguns aplicativos como o Automateit e o On{x} que permitem a criação de variadas regras baseando-se em informações de posicionamento, rede ou qualquer interação do aparelho. Criei uma regra para sequestro que, ao receber uma mensagem com um texto específico, meu telefone automaticamente liga para minha casa e retorna por SMS minha posição de GPS. Pelo On{x} a brincadeira fica até mais séria, ele funciona como uma IDE para desenvolvimento que interpreta Javascript, permitindo programar qualquer coisa, baseando-se nos gatilhos do sistema.

On{x} é mágico:


O Aparelho é seu, assuma isso.

Se você tem um aparelho Android, comece a vê-lo com outros olhos.

Procure launchers e papeis de paredes personalizados. Escolha o teclado que mais se adapte a sua necessidade. Entenda que smartphones são computadores com uma capacidade altíssima, explore o que ele tem para te dar. A coisa mais triste que vejo é alguém que usa o Android como saiu da loja, com um monte de sujeiras instaladas pelo fabricante.

Quebre a mesmice.

Anúncios

Marcado:, , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Galaxy s3 – Android, Personalização e mudanças da plataforma. no Brain Dump.

Meta

%d blogueiros gostam disto: