Solucionando Travamentos no Galaxy S3

maio 21, 2013 § 2 Comentários

Galaxy S3 é um dos melhores aparelhos com Android oficialmente lançados no Brasil e, sem dúvida alguma, veio para quebrar o paradigma de que o nome Android está ligado a celulares com desempenho pobre. Tudo roda maravilhosamente rápido e estável. Todos os recursos funcionam perfeitamente como devem.

Há mais ou menos 1 mês, entretanto, passei a ter um problema bem chato. Estava numa lanchonete com um amigo quando olhei para a tela do meu aparelho e ela não respondeu como deveria. Fui minimizar o whatsapp e o a tela inicial não apareceu. O botão do principal estava com um tempo de resposta muito aquém do normal.

Deste dia em diante, nada mais funcionou como antes.

Fiz tudo que pude. Limpei os aplicativos inúteis, liberei espaço, resetei para as configurações de fábrica, dei full wipe. Nada disso resolveu. E pior, começou a congelar definitivamente, as vezes nem voltava do standby, sendo necessário retirar a bateria para o aparelho voltar a responder. Algo estava errado.

Pesquisei na internet e vi uma quantidade enorme de gente com esse problema, com respostas não tão boas e que talvez não resolvesse bem o problema. A maioria dos usuários resolveu o problema trocando a Rom por uma alternativa, mas eu resolvi um pouco diferente.

Trocando o firmware para a versão oficial da samsung, mas a que não tem vinculo com operadora.

Não seja burro, faça backup

Um amigo fez no dele e disse que formatou, perdendo tudo o que tinha. Talvez porque ele utilizava uma Rom Custom quando aplicou, então precisou instalar tudo do zero no dele. No meu caso não. Única evidencia  – além de ter parado de ficar lento e travar – de que apliquei corretamente o firmware foi ter sumido o logo da vivo, na tela de inicio do aparelho. Agora aparece a padrão, da Samsung. Tudo o que eu tinha permaneceu como estava, bonitinho.

Não custa ter cuidado.

Faça backup utilizando o Titanium Backup ou o Kies da Samsung.

Fazendo o download do Firmware

No site SamMobile você encontra uma busca de firmware e precisa criar uma conta gratuita para fazer o download. Procure pelo firmware I9300ZTOEMB1‘, que representa o software padrão dos aparelhos brasileiros não vinculados a uma operadora.

Deve aparecer algo mais ou menos assim:

Untitled

Ou se preferir, só clicar no link direto aqui. O arquivo é enorme.

Baixando do Odin

Depois disso você vai precisar fazer download do Odin, o software que gerencia a aplicação de firmware e roms em aparelhos Samsung. Você pode achar no Fórum XDA clicando aqui.

Odin é um nome maneiro.

Iniciando seu aparelho no modo ODIN

Desligue seu aparelho completamente. Segure [volume pra baixo], botão [principal] e aperte [power] e continue segurando tudo até a hora que o aparelho iniciar com uma tela de aviso, como a da foto. Aperte a tecla [Volume para cima] para continuar.

Depois é só seguir o fluxo abaixo:

1. Executar o Odin.

2. Selecionar no botão PDA arquivo com extensão tar.md5 que você extraiu do zip baixado do SamMobile.

3. Plugar o aparelho na porta USB do computador, iniciado no MODO ODIN.

4. Apertar START no Odin.

5. Ser feliz.

Odin

Considerações gerais

Espero que você seja grandinho, maior de idade e consciente de que você é responsável pelas suas ações, que se der merda no seu aparelho, não tenho culpa de você ter seguido um tutorial na internet.

Comigo funcionou, então é isso.

Anúncios

Marcado:, , , ,

§ 2 Respostas para Solucionando Travamentos no Galaxy S3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Solucionando Travamentos no Galaxy S3 no Brain Dump.

Meta

%d blogueiros gostam disto: